Eusébio é um município brasileiro do estado do Ceará, Região Nordeste do país. Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 24 quilômetros da capital, possui 79 km² de área territorial e uma população estimada em 52,667 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017. (informações da wikipedia)

Enquanto a maioria dos municípios brasileiros estão reclamando de falta de verba principalmente agora no período de pandemia, Eusébio desenvolveu um projeto para aumentar a arrecadação e implantar as bases do Cadastro Técnico Multifinalitário. Os resultados foram tão impactantes que já no IPTU de 2021 foi possível atualizar um pequeno percentual (menos de 5%) de imóveis, resultando num incremento de mais de R$ 400.000 na arrecadação do IPTU.

A solução integrada envolveu o levantamento aérea e a implantação de uma plataforma digital baseada em banco de dados geográficos para gestão dos imóveis. A startup Prefeitura Eficiente foi responsável por fornecer a plataforma que permitiu um enorme salto de qualidade para gestão municipal. Os trabalhos deste município demonstraram que um investimento neste tipo de tecnologia se paga no máximo em 2 anos pelo aumento de IPTU. Outros municípios já estão buscando trilhar este caminho de sucesso e a startup Prefeitura Eficiente passa a ter um papel fundamental neste contexto.